domingo, 25 de fevereiro de 2018

"FAKE NEWS"

Investidores... Irmandade... Seguidores... Leitores... O tema de hoje é de extrema importância.
É um assunto que tem atravessado continentes e causado danos irreparáveis a todas sociedades e a tendência é que continue crescendo e aumentando o poder das forças ocultas para o bem ou para o mal.
Fake News é um termo usado para se referir a notícias fabricadas. Originou-se nos meios tradicionais de comunicação mas se espalhou para mídia online. Este tipo de notícia não tem base nenhuma na realidade mas é apresentada com sendo correta.
Parece vírus... você recebe informações no seu WhatsApp, Facebook, entre outras redes, achando que o conteúdo é verdadeiro mas tudo não passa de balela. Nunca foi tão urgente desde o surgimento da Internet a discussão sobre a disseminação de notícias falsas. 
Nos EUA vimos a eleição presidencial que levou Donald Trump à vitória com a intervenção russa. O mesmo declarou no seu Twitter: "A mídia das notícias falsas não é minha inimiga, mas sim do povo americano". O tom foi parecido com o de Richard Nixon, ex-presidente americano que abertamente detestava jornalistas. Nixon renunciou à presidência logo após a imprensa revelar práticas ilegais na Casa Branca.
Centenas de pessoas trabalham desde 2014 em um conjunto de escritórios de São Petersburgo (Rússia). A missão desses escritórios é espalhar boatos favoráveis ao Kremlin pela Internet. Entre as Fake News temos notícias sobre a guerra e o fascismo na Ucrânia, a decadência da Europa, os problemas financeiros da Grécia, o presidente Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel. Todos esses assuntos eram alvo dos comentários críticos que a "fábrica de mentiras" de São Petersburgo gerava e a mais atual é a ingerência na política norte-americana e nas eleições presidenciais de 2016.
A guerra informativa já contamina as eleições no Brasil. Especialistas alertam que a polarização política preparou o terreno para sites com forte viés ideológico, esses sites inundaram as redes sociais e podem ser decisivos na disputa pelo voto. Os elementos estão prontos: um país muito ativo nas redes sociais, com uma relevante polarização ideológica que se reflete claramente na Internet, e ainda pela frente, uma das mais acirradas eleições de todos os tempos. As eleições deveriam consistir em eleitores que tomam decisões com informação checada, caso contrário a democracia está em perigo.
O Google passou a combater Fake News em "snippets (caixas de texto descritivas que trazem resultados bem específicos às suas perguntas)" nos resultados de busca. Além de agora conseguir evitar Fake News o recurso também poderá trazer mais de uma resposta resumida para os internautas.
Caríssimos, o que posso salientar é que antes de passar qualquer informação para frente, chequem a procedência, mesmo parecendo uma informação inofensiva pode causar danos.

Sigo com esse pensamento para o País sempre deixando claro que meu Blog está aberto para novas opiniões.

A decisão de seguir as dicas é de responsabilidade de cada um.

Investidores... Irmandade... Leitores... Seguidores... "Às vezes a única coisa verdadeira num jornal é a data", escrito por Luis Fernando Veríssimo.

Obrigado... Obrigado... Obrigado...

E-mail: agnaldoalexandre1966@gmail.com
Twitter: @agnaldoalex












Um comentário:

  1. http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/02/fake-news-estudo-revela-como-nasce-e-se-espalha-uma-noticia-falsa-na-web.amp

    ResponderExcluir