domingo, 18 de março de 2018

"PORTUGAL"

Investidores... Irmandade... Seguidores... Leitores... Estive em Portugal pela primeira vez há 25 anos. Na época participei de um campeonato de futebol entre instituições financeiras e empresas aéreas. A moeda corrente no país era o escudo e minha impressão na ocasião não foi das melhores. Portugal tinha o pior cenário econômico da Europa, estava atolado em dívidas e corrupção. Lisboa era uma cidade decadente com muitos prédios em ruínas e seu patrimônio histórico sem manutenção.
Chegamos em 2018 com Portugal considerado por muitos como a bola da vez. O país passou por grandes mudanças em todos os setores e talvez, entre as mais importantes, tivemos a entrada na zona do euro e as mudanças extremas na política.
A atual capital portuguesa, Lisboa, é cheia de história e paisagens de tirar o fôlego. Vou começar pela Torre de Belém onde os detalhes de sua engenharia impressionam, além de ser um ótimo lugar para contemplar o Rio Tejo. Já o Castelo de São Jorge se destaca pela grande importância histórica e também pela vista privilegiada do lugar mais alto da cidade. A Praça do Comércio além da beleza arquitetônica, é um grande ponto de encontro com excelentes bares, restaurantes e cafés.
Saindo de Lisboa agora vamos dar um giro por outras cidades da Terrinha. Aqui cito algumas:

  • Tomar é conhecida como a cidade dos Templários, conserva influências de diversos estilos arquitetônicos. 
  • Évora: uma das cidades históricas mais belas do mundo. 
  • Bragança está localizada em uma região remota e montanhosa, com vilas históricas, paisagens naturais e uma gastronomia riquíssima. 
  • Guimarães tem um dos maiores centros turísticos da região e seu centro histórico é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. 
  • Tavira é uma das cidades mais charmosas da região de Algarve, com belos edifícios, ruas e praças encantadoras.
  • Chaves é conhecida pela rota termal e pelas famosas iguarias gastronômicas.
  • Silves tem o Castelo de Silves como ponto turístico mais visitado. 
  • Elvas é a maior cidade fortificada da Europa, com destaque para a magnífica Igreja de Nossa Senhora da Assunção. 
  • Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa, cenário ideal para passar férias. 
  • Angra do Heroísmo é a capital histórica dos Açores, classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial. 
  • Porto é uma cidade espetacular com vários pontos turísticos imperdíveis. Entre eles, o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos, a Sé do Porto e a Estação São Bento.

Cada vez mais brasileiros, franceses, ingleses, chineses e gente dos quatro cantos estão se mudando de mala e cuia para Portugal. Entre os principais motivos estão a segurança, a economia em alta,  serviços públicos dignos como saúde e educação, consumo facilitado por preços mais acessíveis. Todos esses fatores compõe um cenário de qualidade de vida desejável por muitos e, no caso do brasileiros, ainda há o atrativo do idioma.
Entre os anos de 2001 e 2011 os brasileiros passaram do sétimo para o primeiro lugar entre as comunidades que habitam Portugal. Atualmente mais de 85 mil brazucas vivem no país. E para finalizar, de acordo com a mais recente edição do relatório Fairness for Children, divulgado pela Unicef, Portugal foi eleito como um dos 20 melhores países do mundo para criar os filhos. O país inclusive é o único entre os europeus que continua melhorando sua educação desde os anos 2000.

Sigo com esse pensamento para o país sempre deixando claro que meu Blog está aberto para novas opiniões. A decisão de seguir as dicas é de responsabilidade de cada um.

Investidores... Irmandade... Leitores... Seguidores... "Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança", autor Stephen Hawking.

Obrigado... Obrigado... Obrigado...

E-mail: agnaldoalexandre1966@gmail.com
Twitter: @agnaldoalex


















3 comentários:

  1. Meu caro amigo Agnaldo, gostei da descrição que fazes de Portugal, apenas com um reparo relativamente às zonas históricas, que em meu entender, desde a primeira vez que estives-te neste lindo país à beira mar plantado, não sofreram qualquer alteração no seu aspecto arquitectónico.
    Aproveitei o teu oportuno link acima, porque contém informação relevante para brasileiro amigo que queira residir em Portugal.

    ResponderExcluir