sábado, 21 de julho de 2018

TRUMP X CHINA

Leitores... Investidores... Seguidores... Irmandade...
A maior guerra comercial da história econômica começou oficialmente. Trump diz de forma diplomática que gosta do presidente chinês, mas acusa a China de estar se aproveitando dos E.U.A. no intercâmbio comercial. Além disso se diz insatisfeito porque terá que elevar a taxa de juros conforme o crescimento do país. Nos últimos anos o FED subiu sete vezes a taxa de juros e ainda considera outros dois aumentos este ano para conter os efeitos inflacionários do protecionismo.
O presidente americano disparou: "estou disposto a chegar aos 500 bilhões de dólares em tarifas nas importações procedentes da China".
Com essa postura agressiva a economia global fica temerosa porque deixa os produtos mais caros para os consumidores, o que fatalmente terá um grande impacto em todo cenário econômico mundial.
O efeito dominó já começa a ser percebido. A União Européia, por exemplo, já anunciou barreiras à entrada de alumínio industrial estrangeiro no bloco, visando proteger sua indústria.
Aqui no Brasil a medida afeta diretamente os exportadores brasileiros.
A relação entre E.U.A e China está complicada. A lua de mel acabou. Pequim quer encurralar o presidente norte-americano fazendo uma aliança com a União Européia, mas a Europa desconfia dessa China com quem mantém enormes diferenças.
Os chineses sugeriram uma ação conjunta junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), que em troca, ofereceu abrir mais setores do mercado chinês às empresas europeias e acelerar as negociações do tratado de investimento bilateral, paralisadas há anos.
A China tenta mostrar-se vítima desse conflito comercial. Diante desse impasse a chanceler alemã Angela Merkel mostrou que está em sintonia com os chineses, mas a União Européia não está do lado de nenhuma das partes, ou seja, sempre em cima do muro.
A Rússia também se aproxima da China. Xi e Putin tem muitas coisas em comum e fazem esforços para cortejar alguns aliados americanos que a Casa Branca despreza.
Caríssimos amigos preparem-se para longos capítulos dessa guerra comercial que se inicia. A expectativa é de grandes solavancos nas principais Bolsas mundiais. E aqui no terceiro mundo é vida que segue com Alckmin, Bolsonaro e Ciro... Que Deus nos ajude...

Sigo com esse pensamento para o país sempre deixando claro que meu Blog está aberto para novas opiniões. A decisão de seguir as dicas é de responsabilidade de cada um.

Irmandade... Leitores... Investidores... Seguidores... "A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.",
Winston Churchill...

Obrigado... Obrigado... Obrigado...

E-mail: agnaldoalexandre1966@gmail.com
Twitter: @agnaldoalex










Nenhum comentário:

Postar um comentário