quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PIIGGS - AGITAM MERCADOS

PIGS : Conjunto das economias de Portugal, Itália, Grécia e Espanha (o cinturão da azeitona, maravilhosos azeites), termo utilizado na língua inglesa, que significa "porcos", o nome serve para ilustrar o mal desempenho econômico desses países, em 2008 foi incluída a Irlanda, acrescentando mais um I, e recentemente Reino Unido (Grã-Bretanha), acrescentando mais um G,formando então os famosos "PIIGGS".
Vou tentar falar apenas de fatos mais recentes(resumão), e somente dos países que estão no olho do furacão, começando pela Grécia, a fase mais aguda da crise aparentemente ficou para trás, mas o Ministro de Finanças admitiu ter quebrado as condições do contrato com a União Européia e FMI, anunciando que o deficit deverá ser maior do que a meta negociada.(alerta amarelo).
Irlanda, a bola da vez, o Ministro de Finanças admitiu depois de várias tentativas frustadas de não aceitar ajuda, que o país precisa "urgentemente" de ajuda financeira (informação que aliviou os mercados), que deve girar em torno de 100 mil milhões de euros, para por ordem na casa, o sistema financeiro irlandês está afetado pela subida dos juros de sua dívida.(alerta vermelho).
Portugal (hora,pois,pois), é o próximo da lista, agravamento sério no desemprego, e economia fraca com aperto no acesso ao crédito, é o país com crescimento mais lento dentro da zona do Euro.(alerta amarelo para vermelho).
Fica a pergunta qual será o próximo "pig" , a pedir ajuda a União Européia e ao Fundo Monetário Internacional.
Mesmo a Bolsa com 02 dias de alta, fica ainda um sentimento de realização a qualquer momento, não consigo enxergar claramente um canal de alta, o volume financeiro hoje, melhorou um pouco , mas ainda muito distante dos quase 08 bilhões diários.(não sou comprador no momento).

A decisão de seguir as dicas é de responsabilidade de cada um.

Galera do Bem, Aritas de plantão, Amigos X, Mestre Eike, baratas vão voar !!!

agnaldo1966@uol.com.br
@agnaldoalex (twitter)

3 comentários:

  1. O livre mercado deveria ser respeitado e todos aqueles que cometem erros deveriam pagar por eles. Ou então que seja instituído o "bail out" de investidor pessoa física já!

    Agora que a situação está crítica eu concordo, e os preços da BOV como estão também não ajudam, embora não estejam ainda caros em termos históricos, eu seria "hold" caso fosse obrigado a sugerir uma posição.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas palavras com o Filipe Fortes. Com o quebra-quebra de grandes corruptas corporações que cometeram seus erros, a recuperação econômica seria muito mais rápida. Ao invés de alongar o problema empurrandoa barriga, o mercado seria corrigido na hora com punições implacáveis aos responsáveis.

    Depois do "New Deal" de Rossevelt, os Eua começaram a crescer em 3 anos(!) depois do Crash de 1929, a Grande Depressão Americana.
    Agora vemos o General Motors de volta ao mercado rindo à toa em cima dos pobres contribuintes...

    ResponderExcluir