terça-feira, 13 de junho de 2017

PSDB...

Aritas, irmandade, leitores... Sou filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira, um dos motivos da minha filiação era a postura que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha, sempre com decisões coerentes e incisivas, colocou o Brasil no Mapa Mundi, seu auge foi a criação do Plano Real, e um grande defensor da implantação do parlamentarismo no País, entre outros...
Hoje o que vemos é um partido rachado nas suas decisões, uma ala da sigla defende a saída imediata do governo, que também tem o meu voto, e a outra ala defende a permanência, nosso presidente interino que pode ser definitivo agora no segundo semestre, o senador Tasso Jereissati foi voto vencido, citando que as denúncias contra o presidente Temer comprometem as reformas no Congresso, e ainda defende que o partido recorra a decisão do TSE sobre a chapa Dilma-Temer, mas o nosso presidente licenciado o senador Aécio Neves quer o apoio ao PMDB por causa do Conselho de Ética do Senado que pode salvar seu mandato, onde foi denunciado pelo STF por corrupção passiva e obstrução da Justiça.(água batendo no queixo).
O discurso agora é o de que um rompimento nesse momento poderia prejudicar a aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista (balela), e a crise econômica que estamos atravessando, Temer também apelou para Alckmin e Dória (que podem ser candidatos a presidência em 2018) a permanência dos tucanos até ele reorganizar sua base de apoio, o partido também analisa que a substituição de Temer através da eleição indireta, fortaleceria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e aumentaria as chances do DEM (Democratas) nas futuras eleições, partido que também sou filiado quando era o saudoso PFL (Partido da Frente Liberal) onde eu tinha pretensões políticas na época.
A ala do PSDB que mais me agradou, falou para que a sigla retome suas bandeiras, como a defesa do PARLAMENTARISMO, que sou a favor e fiz um artigo sobre o tema, que publiquei dias atrás.

Sigo com esse pensamento para nosso País, mas deixando claro que meu blog sempre está aberto para novas opiniões.

A decisão de seguir as dicas é de responsabilidade de cada um.

Galera do Bem, Aritas, Irmandade... ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) x Fachin x Temer, um mistério paira no ar...

agnaldoalexandre1966@gmail.com
@agnaldoalex (Twitter)







2 comentários:

  1. PARLAMENTARISMO JÁ !!!
    Caríssimos leitores, começo essa matéria citando um dado muito interessante, dos 32 países que utilizam o sistema presidencialista somente um consegue se destacar, trata-se dos Estados Unidos da América, que mesmo assim vem atravessando um momento tortuoso com seu novo presidente Donald Trump, que tenho dúvidas que chegue até o fim do seu mandato, mas com a vantagem de ter um Congresso Forte.
    Acho que a melhor forma de parlamentarismo para as características do nosso País, seria implementar o sistema alemão, por quais motivos: A Alemanha é uma república federativa, com sistema de governo parlamentarista, o Poder Executivo é encabeçado pelo Chanceler Federal, como Chefe de Governo, o Presidente Federal exerce a função de Chefe de Estado (quase simbólico), o Poder Legislativo Federal possui duas casas a Câmara baixa (deputados) e a Câmara alta (senadores), o Poder Judiciário tem como instância máxima o Tribunal Constitucional Federal.
    Vantagens do sistema: Relativa facilidade e rapidez da aprovação de leis, maior comunicação do executivo com o legislativo, possibilitando uma melhor transparência e fiscalização, menor risco de ocorrerem governos autoritários por causa da aproximação entre a situação e a oposição, menor facilidade de corrupção por conta da diluição do poder, diminuição dos custos das campanhas eleitorais.
    Nosso sistema atual está extremamente ultrapassado, há alguns anos que a palavra de ordem por aqui se chama Impeachment, muito desgaste político, econômico, crises em cima de crises, muitos brasileiros migrando para outros países mesmo contra vontade, enfim um caos.
    Poderíamos ter um Chefe de Governo que poderia ser trocado a qualquer momento não causando nenhum dos efeitos acima citados.
    Sigo com esse pensamento para nosso País, mas deixando claro que meu blog sempre está aberto para novas opiniões.

    A decisão de seguir as dicas é de responsabilidade de cada um.

    Aritas, Galera do Bem, família e amigos... Sempre em frente...

    agnaldoalexandre1966@gmail.com
    @agnaldoalex (Twitter)

    ResponderExcluir
  2. https://twitter.com/o_antagonista/status/874607878107254785

    ResponderExcluir