segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Planeta Água ???

Lembro de 15 anos atrás conversando com um grupo de amigos, e fiz um comentário que a água seria um produto caríssimo e escasso no futuro, alguns amigos na época falaram que eu estava surtando que a água no planeta era inesgotável, sempre que eu coloco água em um copo para beber dou uma importância imensa a esse líquido tão precioso, e saber que várias pessoas ao redor do mundo morrem todo dia pela falta do mineral.

Hoje sabemos que a água poderá se tornar tão rara como o petróleo, grandes empresas estão se mexendo para cuidar desse bem, até para garantir seus negócios no futuro, com o temor da escassez do produto.
Podemos ter uma idéia mais clara sobre a água em nosso País, nós concentramos 12% de toda água doce disponível do planeta, cada brasileiro consome 200 litros por dia (olha que absurdo), 45% da água captada em mananciais, é tratada pelas concessionárias, e desperdiçada antes mesmo de chegar aos consumidores (outro absurdo).

Até lembro de uma conversa que circulou muito na Bolsa à alguns anos atrás, que os EUA, estariam negociando as concessões de água da bacia hidrográfica do Amazonas, pensando na escassez do produto em um futuro próximo, e levariam parte dessa água para seu país, através de dutos que atravessariam o oceano até chegar ao seu destino. (nunca ouvi nenhuma confirmação sobre isso, mas pelo jeito que as coisas caminham, já não acho uma idéia tão absurda assim, ainda se tratando da maior potência do mundo).

Gostaria de estender mais esse assunto de tanta importância, conforme for chegando dados novos sobre a água no planeta, farei uma nova matéria sobre esse tema tão delicado e importante.

Hoje vou dedicar essa matéria a Regina dos Santos Gibertoni, minha cunhada, nos encontramos no treinamento Arita ontem, e tive um apoio incondicional  dela para que eu siga escrevendo no intuito de ajudar as pessoas.

Obrigado, Obrigado, Obrigado !!! Fechem as torneiras, a natureza agradece !!!

Amigos X, totalmente fora da curva !!!!

agnaldo1966@uol.com.br
@agnaldoalex (twitter)

2 comentários:

  1. Pois e tens toda razao.sempre pensei em dar uma atencao especial ao sitio do meu Pai no Parana,tem duas Fontes de agua mineral, nunca foi feito um estudo pra saber a qualidade d`agua,se tem pureza mineral de large consumo,e a quantidade do lencol na area,na regiao existe uma empresa que descobriu agua pura e estao industrializando do lado de uma vila em uma fazenda,niguem imaginava que ali tinha tanto potencial,eu acho que temos literalmente uma "Mina" nas maos e nao sabemos rsrs...pena e o acesso que e perto de lugar algum hehe.Abs

    ResponderExcluir